Por que, de modo geral, as crianças têm mais dificuldades em aprender matemática? Confira dicas para o estudo dos números

Por que, de modo geral, as crianças têm mais dificuldades em aprender matemática? Confira dicas para o estudo dos números

O ensino de matemática é o grande terror dos alunos! A ideia de que todo mundo tem dificuldade, que é algo chato e enfadonho para se aprender, criou uma resistência comum nos estudantes quando o tema de aprendizado são os números e suas operações. Mas essa ideia não podia ser mais equivocada! Aprender matemática, além de muito importante para o nosso dia a dia, pode ser super divertido. 

Infelizmente, o estudo de matemática é o que tem o maior número de alunos em recuperação e reprovação. Esse índice acaba reforçando a ideia de que matemática é algo quase impossível, criando toda uma lenda em torno dessa matéria. Por isso, o papel dos pais, cuidadores e professores é tão importante nesse processo de aprendizado.

Desmistificar essa crença acerca dos conceitos matemáticos pode fazer uma grande diferença na vida de aprendizado da criança. Ela se sentirá capaz e animada para aprender, porque assim como outras disciplinas, a matemática pode ser divertida e lúdica, além de prática na sua rotina. Vamos entender mais sobre tudo isso em nosso texto de hoje!

Quais são as principais dificuldades relacionadas ao aprendizado de matemática?

Para além da ideia de dificuldade que foi plantada em nossas cabeças, existem outros problemas que podem afetar diretamente o aprendizado com os números. Professores lidam todos os dias com essas questões e, com isso, enfrentam um grande desafio - que pode (e deve) ter o apoio dos pais e cuidadores para superar. 

Os principais problemas que são identificados em sala de aula e rotina das crianças são: 

  • Problemas de Acuidade Visual: A dificuldade em enxergar ou focar corretamente pode fazer com que a criança embaralhe números, troque a ordem dos dígitos ou tenha problemas em alinhar colunas em operações. Isso não tem relação com a capacidade cognitiva, mas exige intervenção oftalmológica para ser corrigido.
  • Problemas de aprendizado como dislexia e discalculia: A dislexia, que é um transtorno específico da leitura e escrita, pode afetar indiretamente a matemática por dificultar a compreensão de enunciados. Já a Discalculia é um transtorno específico do neurodesenvolvimento que afeta a capacidade de processar informações numéricas e realizar cálculos. Sintomas presentes na educação infantil incluem dificuldades persistentes em aprender a contar de forma sequencial, reconhecer quantidades, memorizar fatos básicos (como a tabuada) e compreender o conceito de número (o que ele representa). É um transtorno que exige avaliação e acompanhamento multidisciplinar.
  • Problemas de ansiedade e concentração: A pressão para "ser bom em matemática" gera ansiedade, que bloqueia o raciocínio. A concentração é outro fator crítico, e aqui entra o uso exagerado e sem limites de telas. A hiperestimulação visual e a rapidez dos vídeos e jogos não-educativos podem reduzir a capacidade da criança de manter o foco em tarefas que exigem um pensamento mais lento e processual, como resolver um problema matemático.

O papel da interpretação de texto e contextualização no aprendizado de matemática

Pode ser contra intuitivo pensar assim, mas é fato que aprender matemática começa aprendendo a língua portuguesa. Se o aluno não conseguir entender do que se trata o “problema matemático”, ele não conseguirá resolvê-lo.

A interpretação correta permite com que ele identifique o melhor caminho e conceitos para chegar na resposta certa. Portanto, podemos dizer que a interpretação assertiva do texto é metade do caminho para resolver o problema.

É essencial que a escola e a família trabalhem a leitura e a compreensão textual de forma integrada com a matemática. O aluno precisa ser capaz de extrair as informações cruciais do enunciado, identificar as palavras-chave que indicam qual operação usar ("juntar", "retirar", "dividir") e, principalmente, contextualizar o problema. Quando a matemática sai do abstrato e se encaixa em uma situação real (como repartir uma pizza ou calcular troco), ela ganha sentido. A contextualização é a ponte que transforma a interpretação do texto em aplicação prática do conceito matemático.

Aprender matemática é mais do que passar de ano

Uma situação corriqueira nas famílias é focar em aprender matemática “para passar de ano”. Isso não poderia ser mais errado! Não porque passar de ano não é importante, claro que é, mas se preparar para a vida e trabalho é mais importante ainda. 

Sim, aprender matemática nos prepara para nossa vida cotidiana e mercadológica. Ela está em cada detalhe do nosso dia a dia e é essencial para o raciocínio de Educação Financeira, permitindo-nos planejar orçamentos, entender juros e tomar decisões de consumo conscientes. Ela é a base para saber ver as horas, calcular o tempo de um trajeto ou a quantidade de ingredientes em uma receita. Mais do que cálculos, o estudo da matemática desenvolve o Raciocínio Lógico e a capacidade de resolver problemas, habilidades cruciais para a tomada de decisões em qualquer área da vida. No mercado de trabalho, o raciocínio lógico e a análise de dados (puramente matemáticos) abrem inúmeras oportunidades de emprego, desde tecnologia até engenharia e finanças.

Dicas para aprimorar o aprendizado matemático

A chave para superar as dificuldades é mudar a abordagem e a percepção sobre a disciplina. O primeiro passo para sermos bem sucedidos é identificar a principal causa da dificuldade. É uma questão visual? É ansiedade? É um transtorno de aprendizagem? Ao identificar o problema poderemos partir para uma solução adequada, senão ficamos “andando em círculos” - sem sair do lugar, cegos para as possíveis soluções. 

Após a identificação de qual problema pode estar agravando a situação, buscamos a solução. Podemos ter apoio profissional, se necessário. Casos como problemas visuais exigem o acompanhamento de um oftalmologista. Já casos de discalculia, exigem uma equipe multidisciplinar.

Em casa, é fundamental mudar a postura em relação ao ensino matemático: seja positivo! Nunca diga que você ou a criança "não levam jeito" para a matéria porque isso não é verdade. Realizar uma mudança de perspectiva auxilia muito nesses casos. 

O uso da tecnologia pode ser um grande aliado, aproveitando plataformas e jogos lúdicos e divertidos que tornam os números mais interativos. As crianças ficam envolvidas com cores, músicas e imaginação. Por que não usar esses elementos no ensino da matemática? 

 Além disso, é crucial investir no ensino de interpretação de textos, praticando a leitura de enunciados com atenção. Esse tópico pode ser treinado de diversas maneiras. Ler à noite e trocar ideias sobre o que foi lido, durante as tarefas pedir para a criança ler e explicar o que entendeu. Pequenas situações podem ser grandes oportunidades de aprendizado. 

E, por fim, acompanhar os estudos do seu filho, mostrando interesse e oferecendo suporte sem resolver o problema por ele. Se você, pai e mãe, acompanham seu filho na vida escolar, saberão muito bem as dificuldades e facilidades que ele tem no dia a dia. 

Tudo isso que refletimos nesse texto, nos mostra como a matemática é importante e pode ser utilizada como uma ferramenta poderosa para a nossa vida. Ensinar e aprender matemática é um privilégio! Conte com os jogos educativos do Escola Games para mudar essa ideia que a matemática é chata e difícil. Nossos joguinhos são super legais e vão ajudar seu filho ou seu aluno nessa jornada pelos números.

Referências: 

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/dificuldade-aprender-matematica.htm 

https://www.kumon.com.br/blog/matematica/dificuldade-em-matematica/

https://www.institutoabcd.org.br/discalculia/ 

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